Capacitação

CAPACITAÇÃO DOS NOVOS MONITORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PROMOVE CONHECIMENTO ESSENCIAL

Por Rafael Tadeu Bertanha
Capacitação

Na última segunda-feira, 1º de abril, um importante marco na inclusão e no cuidado com pessoas com deficiência foi alcançado com a realização de uma capacitação inicial para os monitores que irã trabalhar com alunos especiais na rede municipal de ensino. 

O evento, que aconteceu na Estação Educação, contou com a participação e organização da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e do Corpo de Bombeiros como um importante parceiro neste momento. O prefeito Paulo Silva participou da abertura da formação. A secretária de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros, também esteve presente na capacitação.

O cronograma incluiu uma série de atividades voltadas para a formação dos participantes, como o curso de Primeiros Socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, que proporcionou aos monitores as habilidades necessárias para lidar com emergências que possam ocorrer no ambiente de trabalho. Desde técnicas básicas, os participantes interagiram e puderam tirar dúvidas, estando mais preparados para lidar com situações diversas, tanto em ambiente escolar, como em outros locais.

Além disso, uma formação específica focada em conhecer o público-alvo desses profissionais foi conduzida, envolvendo os cuidados pertinentes para cada peculiaridade. Os monitores receberam orientações detalhadas sobre como tratar com diferentes tipos de deficiência, adaptando suas abordagens e técnicas para garantir a inclusão efetiva e o bem-estar dos alunos. Questões relacionadas à comunicação, acessibilidade e apoio emocional também foram abordadas durante a capacitação.

A iniciativa demonstra o compromisso contínuo em promover a inclusão e o cuidado adequado para pessoas com deficiência. Os participantes agora iniciam as suas funções com uma perspectiva renovada e um conjunto aprimorado de habilidades, acompanhando os alunos das unidades escolares de Mogi Mirim.